
em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de
energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para
serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, através da elevação dos batimentos cardíacos, aumentando assim, a queima de gordura.
Para tais alimentos atribui-se 10-15%do gasto energético total. Para a perda de peso,
o ideal é praticar exercícios físicos além de realizar uma dieta de baixa caloria. Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos.
Os produtos mais utilizados para isso são: cafeína, efedrina, anfetaminas, pimenta, Pholia Negra, Pholia Magra, Citrus Aurantium, guaraná em pó ou em cápsula.
Presente nos principais suplementos termogênicos, a cafeína é uma substância que a literatura demonstra claramente os efeitos termogênicos, mas indivíduos com predisposição ao aumento da pressão arterial precisam ser cautelosos no seu consumo pois é contra-indicado em indivíduos hipertensos. O seu uso, requer uma avaliação individual considerando vários aspectos importantes, tais como: hipertensão, resistência a insulina, hipoglicemia, alterações na glândula da tireoide, depressão, fadiga crônica; uma vez que, devidos aos efeitos colaterais, o indivíduo submetido a tal uso poderá potencializar distúrbios pré-existentes.
Vale ressaltar que o consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono.
O consumo de termogênicos no mesmo horário da prática de exercícios físicos pode representar um risco à saúde, especialmente em indivíduos que apresentam fatores de riscos cardiovascular tais como: circunferência da cintura elevada (< 88cm mulher /102cm homem), obesidade, hipertensão, apneia do sono, resistência à insulina. Portanto, o uso sem orientação adequada é um fator de risco cardiovascular.
O exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como
dor de cabeça, tremores, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Determinados alimentos podem causar desconfortos ou até mesmo algumas patologias.
O número de pesquisas para encontrar novas substâncias com tal característica continua crescendo devido à grande procura por produtos para emagrecer. No entanto, existem vários estudos conflitantes nos quais não se encontram tais efeitos na melhora da performance.
É importante aliar o consumo desses alimentos a um
plano alimentar equilibrado, e a prática frequente de atividades
físicas.Exemplos de alimentos termogênicos:
Pimenta vermelha
MostardaGengibre
Couve
Brócolis
Laranja
Kiwi
Cafeína
Guaraná
Água gelada
Linhaça
Referências:
BELL, D. G.; JACOBS, I.; ZAMECNICK, J. Effects of caffeine,
ephedrine and their combination on time to exhaustion during high-intnesity
exercise. Eur. J. Appl. Physiol. Occup. Physiol., v. 77, p. 427-433, Apr. 1998.
Ferreira, S.; Tinoco, A.L.A.; Panato, E.; Viana, N.L.
Aspectos etiológicos e o papel do exercício físico na prevenção e controle da
obesidade. Revista de Educação Física. Viçosa. Num. 133. 2006 (p. 15 ? 24)
LOWELL, B. B.; SPIEGELMAN, B. M. Towards a molecular
understanding of adaptative thermogenesis. Nature, v. 404, p. 652-660, Apr.
2000.