quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Identifique o seu nível de hidratação

Para sabe qual seu nível de hidratação, é possível utilizar a Tabela de Coloração da Urina. Compare a cor de uma amostra de sua urina com as cores dispostas nas barras a seguir. Se sua amostra estiver mais próxima das cores equivalentes aos números 1, 2 e 3 da tabela, PARABÉNS, você está bem hidratado! Se a cor de sua urina estiver próxima das barras 4, 5 e 6, FIQUE ATENTO, pois você não está hidratado o suficiente, precisa beber líquidos. E se a cor de sua amostra estiver mais próxima das colorações de números 7 e 8, CUIDADO, você está desidratado e deve ingerir líquidos!

Fique atento à tabela e não espere a sede chegar.

Lembre-se: a sede já é sinal de desidratação.

Hidrate-se antes, durante e depois dos exercícios para poder repor os líquidos e sais minerais perdidos na atividade! Isso irá contribuir em seu desempenho e com sua saúde.

Fonte: ARMSTRONG, S., C. M. MARESH, J. W. CASTELLANI, M. F. BERGERON, and R. W. KENEFICK. Urinary indices of hydration status. International Journal of Sports Nutrition 4:265-279, 1994.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Exercícios aeróbicos mantém a pessoa magra ao longo da vida

 Ginástica ajuda a manter metabolismo ativo e evita ganho de peso

Ganhar peso ao longo da vida é um problema comum ao ser humano. Com a idade, o metabolismo desacelera e o acúmulo de gordura se dá de forma progressiva.
Porém, com alimentação equilibrada e a prática de exercícios constantes é possível manter o mesmo manequim de jovem. De acordo com um estudo americano, aqueles que têm dificuldade de engordar e se encontram com o peso dentro da normalidade, precisam de apenas uma hora por dia de exercícios.
No entanto, homens e mulheres que se exercitam menos de 420 minutos por semana, apresentam um ganho de peso maior se comparado aqueles que têm uma vida ativa e mantém uma rotina de exercícios diários.
Ainda segundo o estudo, a partir de uma idade os exercícios passam a ter uma importância fundamental na vida do ser humano. Exercícios aeróbicos como corrida, natação e até mesmo uma caminha rápida ajudam a evitar o ganho de peso, pois eles têm o poder de acelerar o metabolismo mesmo quando o corpo está parado.