domingo, 25 de novembro de 2012

As atividades físicas que vão virar tendência em 2013


Spinning, ginástica localizada e natação têm muitos benefícios, mas vão ficar longe dos holofotes das academias no próximo ano. Em 2013, são outros os exercícios que vão chamar a atenção, de acordo com os pesquisadores da Georgia State University, nos Estados Unidos. Eles fizeram um estudo com 3.346 profissionais de saúde e fitness de diversos países e definiram o Top 10 das academias do próximo ano. A lista inclui exercícios com o peso do próprio corpo e o fortalecimento dos músculos do core. Entram ainda atividades em grupo e com objetivos específicos. O American College of Sports Medicine's Health & Fitness Journal endossou o levantamento e, na sua edição de outubro, publicou a lista para quem quer colocar o corpo no ritmo das novidades. Quer saber quais são elas?
 
Fortalecimento do core
Core é uma expressão para definir os músculos que vão do meio da coxa até parte do abdômen, ou seja, refere-se aos músculos do quadril, abdômen e coluna lombar. O benefício é um centro de gravidade corporal mais forte, o que vai te dar mais equilíbrio, resistência física e ainda melhorar a sua postura.
Exercícios com o peso do corpo
Achou estranho? Pois você pode estar fazendo esses exercícios há algum tempo sem nem saber. São as flexões de braço, agachamento, exercícios de braços nas barras, entre outros. Segundo os pesquisadores da Georgia State University, além de ser um jeito eficaz de entrar em forma, esses exercícios não precisam de investimento financeiro muito grande, já que não requerem o uso de equipamentos.
Treino funcional
O treinamento funcional virou febre nas academias do mundo todo e também é sensação no Brasil para quem quer perder peso e definir músculos. "A ideia do treino é que, diferentemente da musculação que trabalha grupos musculares distintos em cada exercício, o treinamento trabalhe o corpo de forma global. Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos, como a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o mini trampolim, a theraband e os cones. A atividade trabalha a aptidão cardiorrespiratória, a força, a coordenação e o equilíbrio.
Musculação
Isso mesmo, ela continua a queridinha das academias. O educador físico Adriano Coronato, personal trainer de São Paulo, explica que isso acontecerá, principalmente, pela difusão de academias e disponibilização de aparelhos em parques e praças. "Além disso, nenhum outro esporte permite o ganho de tônus e força muscular tão rapidamente, você consegue sair do sedentarismo e ver resultados logo", complementa Adriano, que cita a simplicidade da execução dos exercícios como um ponto forte da atividade. Outro item favorável a ela inclui a recomendação pelos médicos no tratamento e prevenção de diversas doenças, como diabetes, hipertensão, osteopenia e diabetes.
Obesidade infantil e exercício físico
A obesidade já não tem mais idade para chegar, segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso, podendo chegar à obesidade, situação em que o excesso de peso é encarado como doença. Junto com as medidas para adequar a dieta das crianças, vem também a procura pela atividade física. Givanildo Matias conta que os pequenos precisam de exercícios mais lúdicos, que fujam das repetições, e que aumentem suas capacidades motoras, prejudicadas atualmente pelo excesso de computador, televisão e joguinhos eletrônicos.
Exercício para emagrecer
Não é a toa que ele não cai do top 10, afinal, a perda de peso nunca sai de moda. Exercício aeróbicos que te ajudam a mandar embora os pneuzinhos a mais continuam em destaque. Adriano Coronato conta que cerca de 90% dos seus alunos têm como objetivo o emagrecimento. "Hoje em dia, as pessoas se incomodam com a obesidade tanto pelo desconforto estético como pelos riscos que ela oferece à saúde, os prejuízos do excesso de peso são bastante temidos", afirma.
Programas de exercício para pessoas mais velhas
"A consciência de que o sedentarismo é uma doença, que pode contribuir para o aparecimento de diversas outras, é o que mais leva as pessoas acima dos 50 anos para a academia", explica Adriano Coronato. Programas elaborados pelo governo e até pela mídia como um todo reforçam a importância da atividade física, principalmente para quem está na idade em que os problemas de saúde começam a aparecer.
Personal trainer
Um personal trainer elabora um programa de treinamento só seu e te acompanha, orientando e fazendo adaptações, para que você conquiste seus objetivos. Além disso, os riscos pelo excesso de treino ou por se exercitar da maneira errada são minimizados com essa supervisão contínua.
Personal trainer em grupo
Givanildo Matias explica que existem três níveis de trabalho: o generalizado (feito em grandes grupos nas academias), o personalizado (com um personal trainer só para você) e meio termo, dividindo o personal trainer com mais quatro ou cinco pessoas. Apesar de não ser a ideal, essa é uma boa escolha, já que o profissional vai conseguir enxergar as suas necessidades individuais e assessorar na conquista dos objetivos. Financeiramente o negócio também é vantajoso, já que o gasto também é compartilhado.

Fonte:Portal minha vida 14/11/2012

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Maratona Aquática

Mariana Mello é nadadora do Vasco, e especialista em maratonas aquáticas. Jovem, já disputou inúmeras provas e já subiu ao pódio várias vezes também. Simpática, logo aceitou o convite pra bater um papo com o Vascalindas. Vamos conferir?!

Com quantos anos começou a nadar? Eu aprendi a nadar bem novinha, com dois anos. Morava no rio ainda e tinha problemas respiratórios, aí minha mãe me colocou na natação.

Teve influência de alguém? Minha família sempre teve ligação com o esporte, minha mãe praticou vários esportes (patinação artística, vôlei), meu pai já foi piloto de competição e meu irmão mais velho foi da seleção brasileira de remo. Mas ninguém ligado a natação, sempre gostei muito de água, era fascinada pela ”Pequena Sereia” rsrs e quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse a resposta era sempre a mesma: ser nadadora.


Fonte: Reprodução/Facebook

Na natação, em quem você se espelha? Eu sou especialista em maratonas aquáticas, na verdade, ultra maratonas aquáticas, porque nado um campeonato que se chama Fina Open Water Long Distance Grand Prix, esse campeonato tem distâncias entre 15 e 88km. Cresci vendo o Gustavo Borges, a Mariana Brochado e sempre os tive como ícones, mas nadando esse campeonato conheci uma nadadora argentina e passei a me espelhar nela também, o nome dela é Pillar Geijo, é uma nadadora excelente, bicampeã mundial e sobe ao pódio em todas as provas que nada, é uma atleta super dedicada, que treinou muito e ainda treina para estar onde está e apesar de ser campeoníssima não perdeu a humildade e simpatia.

E na vida, quem é sua inspiração? São meus pais, que sempre me ensinaram a traçar objetivos na vida e lutar para alcança-los.

Como foi sua trajetória até se tornar uma nadadora do Vasco? Aqui em Maricá eu nadei por muito tempo na Aquapoint, sabe aquele aluno que nunca falta faça chuva ou faça sol? Era eu! E sempre fui muito competitiva, meu professor lá me colocava para nadar contra a turma toda. Quando eu tinha uns 11 pra 12 anos meu pai foi até ao Canto do Rio em Niterói, fiz um teste lá, passei e logo entrei na equipe, nadei por lá durante 2 anos, até que surgiu o convite para o Vasco, fui lá e estou até hoje.

Como é sua rotina de treinos? É bem puxada, a vida é uma correria! Eu tenho 6 anos de Vasco, por 4 anos eu treinei em São Januário mesmo, indo lá e voltando para Maricá. Hoje eu me divido entre treinos aqui e no parque aquático de São Januário, Alguns dias nado na piscina do Esporte Clube Maricá, outros na Aquafish (uma academia que fica em Itaipu), nado em média 12km por dia 6 dias por semana, além de fazer musculação na Mad Academia, treinamento funcional com o Eduardo Alvarenga (UP! Personal trainer) e fisioterapia com o Luiz Assunpção. Mas dependendo da fase de treinamento, eu chego a nadar 20km diários.

Qual foi a prova mais marcante que você disputou até hoje? Foi ano passado, na Argentina, quando fui a mais nova atleta a nadar a maratona aquática mais longa do mundo que teve 88km etapa do Campeonato mundial e era em um rio ligando a cidade de Hernandarias a cidade de Paraná. Foram 11h45min, quase 12horas de nado ininterrupto, só virava de costas para me hidratar e continuava nadando, durante o percurso tive que desviar de um navio, enfrentei vento, dores e consegui. Foi indescritível a sensação, sem dúvida a mais marcante.

Fonte: Reprodução/Facebook
 
De onde surgiu esse amor pelo Vasco? O amor pelo Vasco é um sentimento que foi crescendo e não para de crescer, eu acho que o fato de trabalhar lá é uma coisa aproxima, eu vivo o Vasco, o dia-a-dia sinto os mal momentos e vibro com os momentos de glória. Não tem como não ser apaixonada por esse clube, por essa torcida, eu me sinto honrada em defender a Nação Cruzmaltina.

Deixe um recado aos leitores do Vascalindas: O Vasco é uma paixão, hoje nosso clube passa por momentos adversos e turbulentos, mas o coração vascaíno bate forte e saberá vencer essas adversidades. Sim, porque vencer é o nosso lema!

http://www.vascalindas.com.br/2012/11/14/mariana-mello-nadadora-do-vasco/

sábado, 10 de novembro de 2012

Mitos e verdades sobre os suplementos alimentares


Veja o que é mito e verdade acerca de alguns dos principais suplementos alimentares que prometem otimizar os resultados nas academias.

A busca por componentes extra-alimentares está cada vez mais usual entre os frequentadores das aulas de aeróbica e musculação. Mas, especialista alerta sobre os exageros, produtos não liberados e impróprios para alguns atletas.

A preocupação em manter um corpo bonito está impulsionando o mercado de academias, principalmente no período pré-verão, quando as pessoas ficam motivadas para usar roupas mais curtas e confortáveis. De acordo com o Serviço Brasileiro de apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Brasil já é o segundo maior mercado de fitness, atrás, apenas, dos Estados Unidos. Na retaguarda desse crescimento está o mercado de suplementos.

Muitos alunos procuram o auxílio desses produtos para acelerar a conquista dos resultados, tanto para emagrecer, quanto para ganhar músculos definidos. O Auxiliar Administrativo, Denilson Teixeira, por exemplo, embora somente há cinco meses na academia, já faz uso de suplementos para otimizar os resultados. "Com a indicação dos professores, utilizo suplementos para proporcionar mais força durante o treino e recuperar a musculatura após os exercícios, como queratina e proteína", diz.

Muitos desses produtos, de fato, ajudam a obter uma performance esportiva melhor, além de diminuir o cansaço e fadiga muscular. No entanto, há diversas marcas não liberadas pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - que são vendidas livremente em lojas especializadas, até mesmo dentro da própria academia. "Esses produtos podem conter substâncias proibidas que oferecem riscos à saúde", alerta a Farmacêutica Especialista em Nutracêuticos e Nutricosméticos, Karina Ruiz, que acaba de lançar o livro "Nutracêuticos na Prática - Terapias Baseadas em Evidências".

Ela também observa que, mesmo os suplementos liberados, deve haver alguns critérios antes de tomá-los, pois há alguns mitos quanto a real funcionalidade de alguns, além das contraindicações que, muitas vezes, não são disseminadas. "Por esta razão, a orientação do profissional é sempre muito importante. O uso de termogênicos, por exemplo, para perder peso, é contraindicado em pacientes com doenças cardiovasculares como hipertensão, uma vez que inúmeros compostos utilizados em formulações termogênicas podem aumentar a pressão. Nesse caso, é possível recorrer a suplementos ricos em cromo, magnésio, alguns fitoterápicos, com citrus, chá mate, irvingia, dentre outros", indica Karina. Ela ainda recorda que um suplemento jamais pode substituir uma refeição balanceada.

Creatina pode fazer mal

Verdade - Considerado um dos suplementos mais utilizados para oferecer força ao atleta, a creatina pode, dependendo da dose, causar problemas nos rins e no fígado, principalmente em pessoas que já apresentam anormalidades nesses órgãos.

Ao longo do tempo, os suplementos podem deixar de fazer efeito

Mito - Na verdade, o treino deve ser regularmente alterado para causar estímulo aos músculos. Muitas vezes, o suplemento também requer ajuste de dose. Por isso, a necessidade de um profissional especializado.

Há contraindicação para o uso do BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada)

Verdade - O principal papel dos BCAA's é a recuperação de lesões musculares, formadas durante um treino intenso de musculação. Porém, ele pode alterar o nível de serotonina, substância que, na sua falta, pode alterar o humor, sono e uma série de outros problemas emocionais. Portanto, pacientes que fazem tratamento para depressão podem ter contraindicação de uso desse suplemento.

Whey protein é eficaz

Verdade - É um mix de aminoácidos que pode contribuir para o aumento da massa magra e, consequentemente, da força. Ele é considerado um dos meios de crescimento muscular mais saudável, pois geralmente é derivado da proteína do soro do leite, que é extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. No entanto, além do suplemento, o treino supervisionado é fundamental.

Eu tenho uma dieta extremamente balanceada, então não preciso de suplementos Mito - Dependendo do treino, ou seja, atletas de elite ou atletas recreacionais com treino "puxado" precisam do suplemento, uma vez que dificilmente essas pessoas adquirem tudo o que necessitam através dos alimentos.

Chá verde queima gordura

Verdade - No chá verde, há substâncias que aceleram a lipólise, quebra da gordura, que se encontra acumulada no tecido adiposo. No entanto, é preciso cautela, especialmente em pacientes com pressão alta, pois, dependendo da dose, o chá verde pode estar associado ao aumento da pressão.

Os suplementos otimizam a força dos músculos, mesmo sem treino

Mito - Para desenvolver a musculatura, é necessário o estímulo, que vem do treino. O suplemento será o substrato necessário para a hipertrofia da célula. Por isso, sem treino, não há lugar para o suplemento.

Nosso corpo produz o ômega-3 que necessitamos

Mito - O ômega-3 é um nutriente essencial, ou seja, só adquirido através da dieta. O organismo não produz ômega-3, por isso, é necessário ingerir fontes deste nutriente (peixes, frutos do mar, algumas sementes).

*Matéria retirada do site Exame