sexta-feira, 18 de maio de 2012


Mariana Guimarães


Nutricionista clínica e esportiva
CRN4: 11100240


Olá, sou Mariana Guimarães, nutricionista, pós graduada em nutrição clínica e com experiência em nutrição estética e esportiva. Estou em parceria com a UP! Personal Trainer com o objetivo de otimizar os resultados dos tratamentos oferecidos, trazer saúde, qualidade de vida e bem estar para você.

Dez motivos para você procurar um nutricionista:

1. Único profissional que pode prescrever dietas;

2. Comendo bem você melhora seu desempenho nos estudos, no trabalho e nas atividades do dia-a-dia;

 3. Com a dieta equilibrada é mais fácil manter o peso adequado;

 4. Determinados alimentos promovem melhora na performance de praticantes de atividade física;

 5. Uma alimentação balanceada deixa você mais bonito(a). Melhora a pele, o cabelo e o humor;

 6. Ter sugestões de receitas e cardápios saudáveis e saborosos (Dieta não é igual a sofrimento);

 7. Através da alimentação adequada é possível prevenir e controlar doenças  crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial e diabetes;

 8. Orientação na compra de alimentos que beneficiem toda a sua família;

 9. Ensina como controlar a qualidade/higiene dos alimentos;

10. Comendo bem você ganha qualidade de vida e bem-estar.

Locais de atendimento:

Maricá
Esthetic Physio: Rua Abreu Sodré, 97, SL 07 e 09 - Shopping Villa Center - Centro - Maricá - RJ
Tel: 2637-6306 / 7595-1169 / 7871-8808 / ID: 14* 734

Niterói

VR2 Vip Radical Revolution: Rua Moreira César, 160 - Sala 710 - Icaraí - Niterói - RJ.
Tel: 3628-3682/ 3628-3683

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Overtraining

O overtraining pode acontecer em atletas de elite ou amadores



A síndrome do overtraining, ou excesso de treinamento físico, é definida como uma resposta generalizada ao estresse em atletas e caracterizada por fadiga persistente, perda de rendimento, alterações bioquímicas e no estado de humor, entre outras variáveis psicológicas. Ocorre primariamente pelo aumento do volume e/ou intensidade de treinamento.

Atualmente, o esporte é altamente competitivo, particularmente entre atletas de elite. Com um número crescente de informações disponíveis, a partir de pesquisas relacionadas ao campo esportivo fisiologistas, técnicos e atletas conhecem cada vez mais sobre programas de treinamento e, consequentemente, observa-se uma alteração substancial nos métodos de treinamento.

A associação de um programa exaustivo de treinamento (pelo aumento do volume e/ou pela intensidade de treinamento) com insuficiente período de recuperação e, consequente prejuízo da performance por longos períodos de tempo (diversas semanas ou meses), caracteriza a síndrome do overtraining. Além disso, outros sinais/sintomas estão presentes, como fadiga generalizada, perda de coordenação, náusea, aumento de infecção bacteriana, queda na concentração nos treinamentos, depressão, apatia, dores musculares e nas articulações, infecções do trato respiratório e perda de apetite.

Dentre os principais sintomas, podemos citar: queda no desempenho no treino, menor tolerância à sobrecarga de treinamento, diminuição da força muscular, insônia, dores musculares e na cabeça, depressão, apatia e instabilidade emocional.

O estímulo necessário para a indução do overtraining não pode ser definido com exatidão devido a sua gênese multifatorial. Uma melhor compreensão dos mecanismos deve incluir uma avaliação individual meticulosa dos fatores de estresse psíquicos e sociais, aliado às informações detalhadas sobre treinamento, competição e alimentação.



Por Newton Nunes